O ambiente de trabalho do Regata OS

O Regata OS traz o KDE Plasma 5, um dos mais completos ambiente gráficos da atualidade. Sua principal característica é sua qualidade visual, não perdendo em nada para concorrentes. Isso é possível graças aos seus belos efeitos gráficos, que aproveitam todo o potencial de sua placa de vídeo, CPU e memória RAM instalada no computador.

Contudo, no Regata OS, algumas destas funcionalidades vem desabilitadas por padrão, algo que pode ajudar com os jogos e aplicações que exigem mais da máquina, mas sem deixar de ser bonito.


O menu de aplicativos

O menu de aplicativos (Launcher) lhe dá acesso rápido aos aplicativos instalados, bem como a capacidade de adicionar ou remover favoritos ou acessar os aplicativos e arquivos usados recentemente, por exemplo.

Para abrir o menu rapidamente e já começar a procurar por um aplicativo, digitando apenas seu nome, por exemplo, basta pressionar a tecla "Super" (Windows ) no teclado.


Barra de tarefas

Na barra de tarefas (Painel), se encontram o menu de aplicativos, gerenciador de tarefas (lista de janelas abertas), área de notificações, bandeja do sistema e o relógio.


Também é possível adicionar ícones de aplicativos na barra de tarefas. Para isso, basta arrastar um ícone do menu para a barra do sistema ou clicar sobre o ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção "Fixar no gerenciador de tarefas".

Além disso, você também pode criar atalhos de aplicativos já em execução na barra de tarefas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo em execução e marque a opção "Fixar". Após criar os atalhos de seus aplicativos favoritos na barra de tarefas, clique e arraste os ícones para organizá-los.

Última atualização: 24 de fevereiro de 2022
Ir para o topo da página