Regata OS

O ambiente de trabalho do Regata OS

O Regata OS traz o KDE Plasma 5, um ambiente gráfico desenvolvido para os sistemas operacionais baseados no kernel Linux. Sua principal característica é sua qualidade visual, não perdendo em nada para concorrentes.

O KDE Plasma 5 possui efeitos gráficos interessantíssimos, que aproveitam todo o potencial de sua placa de vídeo, CPU e memória RAM instalada no computador. Contudo, no Regata OS, algumas destas funcionalidades vem desabilitadas por padrão, algo que pode ajudar com os jogos e aplicações que exigem mais da máquina, mas sem deixar de ser bonito.


O Lançador de aplicativos
O Lançador de aplicativos lhe dá acesso rápido aos apps, você pode remover ou adicionar aplicativos favoritos ou acessar os aplicativos e arquivos usados recentemente, por exemplo.


Painel
No Painel, que também é conhecido como "barra de tarefas", você encontra o Lançador de aplicativos (menu de apps), gerenciador de tarefas (lista de janelas abertas), área de notificações, o relógio e por fim o botão "Caixa de ferramentas do painel" que pode ser ativado para acessar às opções de configurações do painel.

É possível também adicionar ícones de aplicativos. É só escolher o aplicativo desejado no Lançador de aplicativos, clicar com botão direito do mouse sobre ele e selecionar Adicionar como lançador. Você também pode arrastar os ícones para o painel.


Desbloqueando o Painel
Por padrão, o Painel (ou "barra de tarefas") vem bloqueado. Para adicionar widgets (na área de trabalho ou no próprio Painel), remover ou configurar o Painel, será necessário desbloqueá-lo. Para isso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha a opção Desbloquear widgets.

Caso você remova o Painel do Regata OS acidentalmente, para adiciona-lo novamente, com os widgets desbloqueados (como mostra o passo acima), clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, vá em Adicionar painel e escolha uma das opções disponíveis.
COMENTÁRIOS